sábado, 10 de março de 2012

Morre um Contador de Histórias

Neste sábado, dia 10 de março, perdemos mais um quadrinista. Jean Giraud, talvez mais conhecido como Moebius, morreu aos 73 anos de idade. O quadrinista francês já vivia há muito tempo com o estado de saúde bem debilitado, informam amigos e familiares.

Nasceu em 8 de maio de 1938, na cidade de Nogent-sur-Marne. Era de família humilde, mas começou a publicar seus desenhos já a partir dos 15 anos de idade.

Suas obras tem fortes são caracterizadas pelo realismo e também pela ficção científica. Tal combinação é difícil de ser imaginada, mas o quadrinista era competente nas duas áreas.

Foi no final da década de 1960 que o autor trocou o realismo do faroeste de sua, talvez, mais famosa história, Blueberry, pela fantasia e ficção científica. Foi tembém quando ele trocou o pseudônimo Gir por Moebius.


Nessas "viagens" entre o realismo e a fantasia, houve tempo para Moebius desenhar a si mesmo, na série de livros que publicou contando sobre sua própria vida intitulada "Inside Moebius".


O artista chegou a afirmar que tinha dupla personalidade, pelo menos na arte. "Tenho dois pólos, dois gestos. Quando estou na pele de Moebius, tento fugir do meu 'eu', desenho em estado de trase."

Ainda como Jean Giraud, criou sua série de maior sucesso, Blueberry.

A história ambientada no velho oeste, pouco tempo após a guerra civil dos Estados Unidos, conta as aventuras do xerife Blueberry.

Já como Moebius, fez a arte de Silver Surfer: Parable (1988-1989), escrita por Stan Lee. Entre outros grandes sucessos escreveu Little Nemo em 1994 e fez a arte da graphic novel Halo, em 2006.

Jean também foi responsável pelo design, arte e/ou concepção visual de vários filmes famosos como:

- Death Note (a adaptação para filme de 2010)
- Space Jam: O Jogo do Século (1996)
- TRON (1982)
- Alien - O Oitavo Passageiro (1979)

Nós do NoobOiando sentimos muito pela perda desse grande artista. Os pesames de todos do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário, noob.